A pandemia COVID-19 mudou a educação para sempre. É assim

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A pandemia COVID-19 mudou a educação para sempre. É assim 

  • O COVID-19 resultou em escolas fechadas em todo o mundo. Globalmente, mais de 1,2 bilhão de crianças estão fora da sala de aula.
  • Como resultado, a educação mudou drasticamente, com o surgimento distinto do e-learning, em que o ensino é realizado remotamente e em plataformas digitais.
  • A pesquisa sugere que o aprendizado online aumenta a retenção de informações e leva menos tempo, o que significa que as mudanças que o coronavírus causou podem estar aqui para ficar.

Embora os países estejam em pontos diferentes em suas taxas de infecção de COVID-19, em todo o mundo existem atualmente mais de 1,2 bilhão de crianças em 186 países afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia. Na Dinamarca, as crianças de até 11 anos estão voltando para creches e escolas após o fechamento inicial em 12 de março , mas na Coreia do Sul os alunos estão respondendo a chamadas de seus professores online .

Com essa mudança repentina da sala de aula em muitas partes do globo, alguns estão se perguntando se a adoção do aprendizado online continuará a persistir após a pandemia e como tal mudança impactaria o mercado educacional mundial.

Mesmo antes do COVID-19, já havia alto crescimento e adoção em tecnologia de educação, com investimentos globais em edtech atingindo US $ 18,66 bilhões em 2019 e o mercado geral de educação online projetado para chegar a US $ 350 bilhões em 2025 . Quer se trate de aplicativos de linguagem , tutoria virtual , ferramentas de videoconferência ou software de aprendizagem online , houve um aumento significativo no uso desde COVID-19.

Como o setor de educação está respondendo ao COVID-19?

Em resposta à demanda significativa, muitas plataformas de aprendizagem online estão oferecendo acesso gratuito aos seus serviços, incluindo plataformas como a BYJU’S , uma empresa de tecnologia educacional e tutoria online com sede em Bangalore fundada em 2011, que agora é a empresa de edtech mais valorizada do mundo . Desde o anúncio de aulas gratuitas ao vivo em seu aplicativo Think and Learn, a BYJU tem visto um aumento de 200% no número de novos alunos usando seu produto, de acordo com Mrinal Mohit, diretor de operações da empresa.

A sala de aula Tencent, por sua vez, tem sido usada extensivamente desde meados de fevereiro, depois que o governo chinês instruiu um quarto de bilhão de alunos em tempo integral a retomar seus estudos por meio de plataformas online. Isso resultou no maior “movimento online” da história da educação, com aproximadamente 730.000 , ou 81% dos alunos do ensino fundamental e médio, frequentando as aulas por meio da Escola on-line Tencent do ensino fundamental e médio em Wuhan.

Outras empresas estão reforçando recursos para fornecer um balcão único para professores e alunos. Por exemplo, Lark, um pacote de colaboração com base em Cingapura inicialmente desenvolvido pela ByteDance como uma ferramenta interna para atender seu próprio crescimento exponencial, começou a oferecer a professores e alunos tempo de videoconferência ilimitado, recursos de tradução automática e coedição em tempo real do trabalho do projeto e programação de calendário inteligente, entre outros recursos. Para fazer isso rapidamente e em um momento de crise, a Lark aumentou sua infraestrutura de servidor global e recursos de engenharia para garantir conectividade confiável.

A solução de aprendizado à distância da Alibaba, DingTalk, teve que se preparar para um fluxo semelhante: “Para dar suporte ao trabalho remoto em grande escala, a plataforma utilizou o Alibaba Cloud para implantar mais de 100.000 novos servidores em nuvem em apenas duas horas no mês passado - estabelecendo um novo recorde de rapidez expansão da capacidade ”, de acordo com o CEO da DingTalk, Chen Hang.

Alguns distritos escolares estão formando parcerias únicas, como aquela entre o Los Angeles Unified School District e o PBS SoCal / KCET para oferecer transmissões educacionais locais, com canais separados focados em diferentes idades e uma variedade de opções digitais. Organizações de mídia como a BBC também estão promovendo o aprendizado virtual; O Bitesize Daily , lançado em 20 de abril, está oferecendo 14 semanas de aprendizado baseado em currículo para crianças em todo o Reino Unido, com celebridades como o jogador de futebol do Manchester City, Sergio Aguero, ensinando parte do conteúdo.

O que isso significa para o futuro da aprendizagem?

Enquanto alguns acreditam que a mudança rápida e não planejada para o aprendizado online - sem treinamento, largura de banda insuficiente e pouca preparação - resultará em uma experiência do usuário ruim que não é conducente ao crescimento sustentado, outros acreditam que um novo modelo híbrido de educação surgirá, com benefícios significativos. “Acredito que a integração da tecnologia da informação na educação será ainda mais acelerada e que a educação online eventualmente se tornará um componente integral da educação escolar”, disse Wang Tao, vice-presidente da Tencent Cloud e vice-presidente da Tencent Education.

Já houve transições bem-sucedidas entre muitas universidades. Por exemplo, a Universidade de Zhejiang conseguiu colocar mais de 5.000 cursos online apenas duas semanas após a transição usando o “DingTalk ZJU”. Imperial College London passou a oferecer um curso sobre a ciência do coronavírus, que hoje é a turma mais matriculada lançada em 2020 no Coursera .

Muitos já estão divulgando os benefícios: Dr. Amjad, um professor da Universidade da Jordânia que tem usado o Lark para ensinar seus alunos, diz: “Isso mudou a maneira de ensinar. Isso me permite alcançar meus alunos de maneira mais eficiente e eficaz por meio de grupos de bate-papo, videoconferências, votação e também compartilhamento de documentos, especialmente durante esta pandemia. Meus alunos também acham mais fácil se comunicar no Lark. Vou ficar com o Lark mesmo depois do coronavírus, acredito que o aprendizado tradicional off-line e o e-learning podem andar de mãos dadas. "

Os desafios da aprendizagem online

Existem, no entanto, desafios a serem superados. Alguns alunos sem acesso confiável à Internet e / ou tecnologia lutam para participar do aprendizado digital; essa lacuna é observada entre os países e entre as faixas de renda dentro dos países. Por exemplo, enquanto 95% dos alunos na Suíça, Noruega e Áustria têm um computador para usar em seus trabalhos escolares, apenas 34% na Indonésia têm, de acordo com dados da OCDE .

Nos Estados Unidos, há uma lacuna significativa entre aqueles de origens privilegiadas e desfavorecidas: enquanto praticamente todos os jovens de 15 anos de origens privilegiadas disseram que tinham um computador para trabalhar, quase 25% das pessoas de origens desfavorecidas não tinham. Embora algumas escolas e governos tenham fornecido equipamentos digitais para alunos necessitados, como em New South Wales , Austrália, muitos ainda estão preocupados com a possibilidade de a pandemia diminuir a exclusão digital .

O aprendizado online é tão eficaz?

Para aqueles que fazem têm acesso à tecnologia certa, há evidências de que a aprendizagem on-line pode ser mais eficaz em um número de maneiras. Algumas pesquisas mostram que, em média, os alunos retêm 25-60% mais material quando aprendem online, em comparação com apenas 8-10% em uma sala de aula. Isso se deve principalmente ao fato de os alunos poderem aprender mais rápido online; O e-learning requer 40-60% menos tempo para aprender do que em um ambiente de sala de aula tradicional, porque os alunos podem aprender em seu próprio ritmo, voltando e relendo, pulando ou acelerando os conceitos conforme desejarem.

No entanto, a eficácia da aprendizagem online varia entre os grupos de idade. O consenso geral sobre as crianças, especialmente as mais novas, é que um ambiente estruturado é necessário , porque as crianças se distraem mais facilmente. Para obter todos os benefícios da aprendizagem online, é necessário um esforço concentrado para fornecer essa estrutura e ir além da replicação de uma aula física / palestra por meio de recursos de vídeo, em vez disso, usando uma gama de ferramentas de colaboração e métodos de engajamento que promovem “inclusão, personalização e inteligência ”, de acordo com Dowson Tong, vice-presidente executivo sênior da Tencent e presidente de seu Cloud and Smart Industries Group.

Como os estudos mostraram que as crianças usam amplamente seus sentidos para aprender, tornar o aprendizado divertido e eficaz por meio do uso da tecnologia é crucial, de acordo com Mrinal Mohit da BYJU. “Durante um período, observamos que a integração inteligente de jogos demonstrou maior envolvimento e maior motivação para a aprendizagem, especialmente entre os alunos mais jovens, fazendo-os realmente se apaixonar pela aprendizagem”, diz ele.

Um imperativo educacional em mudança

É claro que esta pandemia perturbou totalmente um sistema educacional que muitos afirmam já estar perdendo sua relevância . Em seu livro, 21 Lessons for the 21st Century , o estudioso Yuval Noah Harari descreve como as escolas continuam a se concentrar nas habilidades acadêmicas tradicionais e na aprendizagem mecânica , ao invés de habilidades como pensamento crítico e adaptabilidade, que serão mais importantes para o sucesso no futuro . A mudança para o aprendizado online poderia ser o catalisador para criar um método novo e mais eficaz de educar os alunos? Enquanto alguns temem que a natureza apressada da transição online possa ter prejudicado esse objetivo, outros planejam tornar o e-learning parte de seu 'novo normal' depois de experimentar os benefícios em primeira mão.

A importância da disseminação do conhecimento é destacada através do COVID-19

Os principais eventos mundiais costumam ser um ponto de inflexão para inovação rápida - um exemplo claro é o surgimento do comércio eletrônico pós-SARS . Embora ainda não tenhamos verificado se isso se aplicará ao e-learning pós-COVID-19, é um dos poucos setores em que o investimento ainda não acabou . O que ficou claro por meio dessa pandemia é a importância da disseminação do conhecimento através das fronteiras, empresas e todas as partes da sociedade. Se a tecnologia de aprendizagem online pode desempenhar um papel aqui, cabe a todos nós explorar todo o seu potencial.

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